Uma aula de apresentação marcou a abertura oficial da turma do Curso Agro Jovem Bahia em Wenceslau Guimarães. O encontro com os alunos ocorreu na comunidade do Cocão. O programa do Senar, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal da agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, visa capacitar e incentivar o empreendedorismo, gerando emprego e renda nos municípios.
Os jovens matriculados terão aula sobre agronegócio e o potencial local; empreendedorismo com ênfase em novos modelos de empreender; cooperativismo e associativismo; inovação, tecnologia e sustentabilidade no Agro; negócios por Aplicativos Móveis; além de treinamentos e mentorias para a elaboração de um plano de negócio.
O Programa visa envolver os jovens com idade entre 18 e 29 anos no setor agropecuário, através da capacitação, suporte e oportunidade profissional para um futuro promissor no mercado de trabalho.
O secretário da pasta, Eliosmar Fontes “Mazinho”, disse que o programa Agrojovem tem duração de 98 horas divididas em 4 semanas e beneficiará 25 jovens na comunidade do Cocão. O curso é dividido em 5 módulos com cada módulo desenvolvendo uma área na atividade rural.
“Essa região, gente, aqui no Cocão, tem um potencial enorme e tem colocado muito dinheiro no nosso município. São milhões de reais girando com as culturas da banana da terra, graviola, o cacau. Esses são os exemplos mais visíveis de fonte de renda, mas também temos que descobrir mais potenciais aqui no nosso município”, disse o secretário.
Os jovens participantes também receberam todo o material didático como cartilhas, cadernos, canetas e mochilas personalizadas. Os jovens serão incentivados a promover o empreendedorismo e a inovação, acompanhando de perto as transformações tecnológicas e digitais aplicadas ao agronegócio, além de outras estratégias para contribuir com a formação profissional e pessoal dos jovens.
Ascom | PWG